greencard.com.br

  • Loteria de Green Cards
  • Conheça os EUA
  • Estudo nos EUA
  • Trabalho nos EUA
  • Vistos
  • Vistos

    Chances de Green Card

    Como já dissemos vistos não são green cards.

    Vistos são permissões temporárias enquanto o green card é o único tipo de visto que é permanente (de residência). 

    Alguns vistos temporários, porém, permitem que seu portador pleiteie, durante a residência temporária, um ajuste de status para tornar-se residente. Os vistos que permitem esta tentativa são: H1B e H2B (pessoas com visto de trabalho,  enfermeiros, fisioterapeutas e empregados em ramos de trabalho com déficit grave de mão-de-obra), K, L1A, L1B, O1 e O2 e R. Informe-se com um advogado especializado em imigração de como proceder.

    As quantidades máximas de green cards emitidas por ano são limitadas por cotas que variam de acordo com a base em que se formula o pedido. As possibilidades, suas exigências e seus limites são:

    Com base em trabalho

    1- Trabalho em ramos tidos como prioritários - aproximadamente  40.000 vistos por ano. São três suas sub-categorias: 

    1.1 pessoas com habilidades extraordinárias em artes, ciências, educação, negócio ou atletismo. Devem ser comprovados os reconhecimentos nacional e internacional da pessoa na habilidade apregoada além de ficar demonstrado que a imigração beneficia os EUA. Para pessoas que destacam por atingir o topo de suas carreiras.

    1.2 Professores e pesquisadores de renome também devem ser comprovados e reconhecimento nacional e internacional. Exige-se pelo menos três anos de experiência em ensino ou pesquisa, além de uma oferta de emprego.

    1.3 Executivos e gentes de multinacionais. Para pessoas que, nos últimos três anos, tenham trabalhado pelo menos um ano fora dos EUA, em filial de empresa americana e que seja transferido para os EUA para exercer um cargo executivo ou de gerência na mesma empresa. Nestas profissões não são obrigados a ter uma oferta de emprego.


    2. Trabalhadores com habilidade excepcional - 40.000 vistos por ano mais possíveis sobras de categorias anteriores. Têm que ter oferta de emprego (Labor Certification). Suas subcategorias são 2:

    2.1 Professores com formação além de bacharelado (pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.)

    2.2 Professores com habilidade excepcional em artes, negócios ou ciências que beneficiem a cultura, economia ou educação dos EUA.


    3. Profissionais especializados - 40.000 vistos mais sobra das categorias anteriores. Também possui 3 subcategorias.

    3.1 Trabalhadores especializados. Pessoas com pelo menos 2 anos de treinamento ou experiência e que têm oferta de emprego e labor certification.

    3.2 Profissionais - Pessoas com bacharelado e membros de entidades de classe.

    3.3 Outros trabalhadores - subcategorias reservada para estrangeiros que tenham profissões não necessariamente especializadas nas quais haja falta de mão-de-obra disponível nos EUA (10.000 a 40.000 vistos nesta categoria)


    4. Imigrantes especiais - trabalhadores religiosos, alguns ex-empregados do Governo Americano e estrangeiros trabalhando para organizações internacionais.

    Com base em parentesco

    São dois os tipos de parentesco que permitem a solicitação de vistos: (480.000 por ano)

    1. Sob o patrocínio de parentes imediatos - Cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos de idade, pais de cidadãos ou cônjuges de cidadãos americanos, filhos de residentes legais nascidos após a solicitação de green card por parte dos pais (antes da efetiva recepção do visto) e filhos de residentes legais nascido durante uma visita temporária ao exterior.


    2. Sob o patrocínio da família - 4 subcategorias.

    2.1 Primeira prioridade familiar - 23.400 vistos - filhos solteiros de cidadãos americanos (sem limite de idade)

    2.2 Segunda prioridade familiar - 114.000 vistos - Cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos de idade de residentes legais e filhos solteiros de residentes legais (sem limite de idade).

    2.3 Terceira prioridade familiar - 23.400 vistos - Filhos casados de cidadãos americanos.

    2.4 Quarta prioridade familiar - Irmãos de cidadãos americano (cidadão americano de pelo menos 21 anos)

    Com base em diversidade

    São sorteados de 50 mil a 55 mil vistos por ano por meio do Programa de Diversidade de Vistos, a Loteria de Green Cards. O objetivo é uniformizar a representação das diversas nacionalidades dentro dos Estados Unidos. O sorteado, se chamado e aprovado na entrevista, recebe o visto, assim como seu cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos. Veja Loteria de Green Cards para maiores informações.

    Por Casamento

    Não há limites numéricos. O cidadão americano entra com o pedido (I-130) de visto para o futuro cônjuge. Com este pedido devem ser incluídos:
    Se o casamento ocorrer nos EUA-

    Formulário biográfico (G-325A) para cada cônjuge, com fotos

    Prova de cidadania, de requisitante

    Certidão de casamento 

    Quando cabível comprovação de divórcio, anulamento ou morte de cônjuge em casamentos anteriores


    Do cônjuge estrangeiro

    Pedido de ajuste de status (I-485) por parte do cônjuge estrangeiro.

    Pedido de autorização para trabalho

    Pedido de autorização para viagens

    Comprovante de pagamento de taxa (+ - US$ 550.00)


    Se o casamento ocorrer fora dos EUA-

    Basicamente a única diferença é que normalmente o cônjuge estrangeiro tem que dar entrada na documentação fora dos EUA.

    Por investimento

    Investidores/Geradores de empregos - 10.000 vistos - para pessoas que apliquem 1 milhão de dólares em um negócio nos EUA que crie pelo menos dez empregos para americanos ou residentes legais (excluídos os membros de sua família). Em algumas áreas com maior taxa de desemprego o investimento pode cair para 500 mil dólares. Esta opção é problemática pois algumas pessoas cumpriram todos os requisitos e mesmo assim não receberam o visto.

    Há uma segunda opção em termos de investimentos para pessoas que têm negócios no Brasil. Estes negócios devem faturar algo acima de US$ 100.000 e empreguem uma quantidade razoável de pessoas. Os proprietários e/ou sócios gerentes destes negócios podem abrir uma filial nos Estados Unidos e indicar um dos sócios para gerir esta nova empresa. Tem-se nos meios legais que esta forma, fora a loteria de green cards, é a melhor forma de vir-se a conseguir um green card. Este visto inicial, chamado L1, pode ser base para um pedido futuro de green card.

     

    Como não vimos atualizando a página, ela pode ter informações que não sejam mais válidas. Por favor confirme em sites
    oficiais os procedimentos corretos e/ou completos. Visite http://travel.state.gov/visa/visa_1750.html para informações sobre
    vistos de todos os tipos.

    Assuntos RelativosAssuntos relacionados

    Marketing Digital & Design - Clicktime