greencard.com.br

  • Loteria de Green Cards
  • Conheça os EUA
  • Estudo nos EUA
  • Trabalho nos EUA
  • Vistos
  • Conheça os Estados Unidos

    Escolha do Estado | Local e Tipo de Moradia | Compra ou Aluguel

    Moradia

    Na escolha da moradia procure alternativas menos radicais na escolha do local. Como já dissemos anteriormente, a mudança de país já é difícil o suficiente, não se devendo dificultar ainda mais o processo procurando uma alternativa radicalmente diversa daquela onde se vivia, pelo menos no início.

    Primeiramente deve-se notar que assim como foi possível mudar de país, com maior facilidade ainda poder-se-á mudar de estado ou cidade em caso de dificuldade de adaptação. Logicamente, por mais isentos que procuremos ser, sempre haverá uma carga de opinião pessoal em todas as considerações constantes deste resumo opinião esta que pode se opor à sua particular.

    Alguns nos indicam que não desejam apenas mudar de endereço mas mudar de vida. Estes preferem locais fora dos centros de emigração e turismo pois pretendem tomar conhecimento da verdadeira vida americana. Bem, estes têm milhares de opções de locais onde morariam com um ótimo nível de conforto e teriam contato direto com o padrão real de vida americana, "american way of life", em sua maior plenitude. Mais de 70% das cidades médias americanas têm ótima qualidade de vida. A escolha, aí, ficaria entre o interior e os centros metropolitanos.

    Para os que querem estudar aconselhamos pensar primeiramente na qualidade do ensino e depois em outros fatores. De nada adianta fazer um curso no exterior se este não for reconhecido como de boa qualidade. Como o visto de estudante não permite que se trabalhe concomitantemente e, devido à necessidade de estudar muito para ser bem sucedido nestes cursos, o lazer vem em segundo plano. Procure uma boa escola e procure ser feliz onde quer que ela esteja localizada. Você sempre terá oportunidades para passear e viajar se a localização da escola não for das mais privilegiadas. Lembre-se que um bom curso no exterior pode proporcionar, no futuro, muitas viagens ...



    Escolha do Estado

    Bem, aconselhamos nada radicalmente diferente no início. Àqueles que pedem nosso conselho, indicamos, para a maioria, Orlando, na Flórida e regiões próximas, como boas opções. Para os residentes nos grandes centros como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e semelhantes, acrescentamos Miami, Califórnia, Washington, Boston, Nova York e outras capitais. 

    Por quê? Vamos aos motivos. Primeiramente porque a Flórida? Consideramos a Flórida uma ótima opção para primeira residência para a maioria das pessoas pelos seguintes motivos:

     A maioria das pessoas que desejam morar nos Estados Unidos conhecem o país. A opção número um de turismo do brasileiro com destino aos Estados Unidos é o eixo Miami-Orlando. É mais fácil adaptar-se a um lugar que você conhece do que a um desconhecido.

    A adaptação é menos traumática. A Flórida tem muito de Estados Unidos mas muito de Brasil também. Há ótimos lugares para se morar (não necessariamente em Miami ou Orlando), custo de vida baixo, clima semelhante, muitos empregos, comida similar (em certos locais pode ser muito difícil acostumar-se com a comida!), muitas opções de lazer, ótimo ambiente para crianças, etc... 

    A maior desvantagens é o valor dos salários. Pagam-se salários menores na Flórida mas o custo de vida é sensivelmente mais baixo. Quase todas estas considerações valem para Miami, porém lá já há um pouco de violência em certos locais e os problemas comuns de uma cidade grande.

    Orlando é a cidade média que mais cresce nos Estados Unidos e isto não se deve apenas ao turismo. Diversas empresas estão mudando para aquela região do Centro-norte da Flórida até Atlanta, Geórgia, criando milhares de oportunidades de empregos. Atlanta ampliou seu aeroporto para sediar as Olimpíadas e após o fim destas este ficou superdimensionado. A fim de atrair vôos para o mesmo o governo estadual criou diversas formas de estimular o seu uso e as empresas americanas, interessadas e negociar com a América do Sul, mercado em franca expansão, compraram a idéia e começaram a mudar suas sedes ou a abrir filiais na região. Orlando, na Flórida, é próxima a Atlanta e como já vinha apresentando crescimento acima da média, disparou. 

    Em Orlando o índice de violência é muito baixo. Há muita oferta de emprego não só na área de turismo como em todos outros setores. Há excelentes opções de moradia e certamente seria um ótimo local para você se acostumar com a vida nos Estados Unidos e, quem sabe, preparar-se para novos vôos.

    A fim de facilitar a feitura de uma página com o máximo de informações possíveis para sua instrução, tomaremos Orlando, Flórida, como a cidade base para uma série de exemplos de opções de moradia, estudo, trabalho, e outros. Note que as diferenças são sensíveis entre as diversas cidades dos Estados Unidos. Todos as informações são apresentadas apenas a título de exemplo e fornecidos a fim de auxiliar as escolhas de eventuais emigrantes.

    Procuramos ser uma boa fonte de auxílio mas não podemos nos responsabilizar pela efetiva veracidade de todas as informações nem por alterações ocorridas nestas. É bom relembrar que toda análise deve levar em consideração diversas fontes e que a decisão cabe apenas aos envolvidos assim como somente estes são responsáveis pelas conseqüências advindas desta decisão.

    Em outros locais como Washington-DC, Nova York (Manhattan), Los Angeles, San Francisco, Boston e outras megalópoles os salários são bem melhores mas o custo de vida é bem mais alto. São ótimos lugares para se viver também, porém aconselháveis a quem já tenha costume de viver em cidades maiores, que têm muitas opções mas também os problemas inerentes ao tamanho. Não aconselhamos que uma pessoa de uma cidade fora dos padrões dos grandes centros mudar-se para Nova York (Manhattan), por exemplo. A dificuldade de adaptação seria duplicada. O clima já começa a esfriar em certas épocas, e apesar de infinitamente inferiores aos índices brasileiros, a violência já deve ser considerada. O trânsito problemático também. Para os que já estão acostumados com estes problemas metropolitanos e se dispuserem a encará-los terão acesso a milhares de opções culturais, de lazer, bons empregos e tudo mais que grandes cidades proporcionam, mas com um preço a se pagar.


    O Local

    A escolha do local e tipo de moradia é uma decisão urgente mas que deve ser tomada com toda cautela. O ideal seria, após a chegada, ficar entre 15 e 30 dias em um hotel procurando ocupar-se prioritariamente de conhecer as diversas opções de local e de moradia até se achar o local ideal para residir. Deve-se levar em conta que mudar de país já é, por si, só uma situação agressiva e certamente seria um fator facilitador você residir em um local agradável. É difícil dar dicas em um assunto tão pessoal pois variáveis como renda, preferências pessoais, condição de se ter ou não um carro, entre outras, farão toda a diferença, logo procuraremos ser o mais genéricos possível.

    É sempre bom reiterar a cobrança que há quanto aos direitos alheios. Animais domésticos, aparelhagem de som, o gosto por festas, barulho de criança, horários, devem pesar na sua escolha, pois para tudo há regras. Segui-las é o seu dever e exigir que as sigam seu direito. Estas regras são básicas para que haja um boa convivência na comunidade e só melhoram a qualidade de vida de todos.

    Os fatores mais importantes a serem considerados são:

     

    Proximidade:

    Do emprego

    Algumas cidades têm tráfego bastante pesado na hora do rush. Você pode economizar tempo, combustível e ainda fazer as refeições em casa.

    Da escola

    Cada escola só pode ser frequentado por alunos de uma determinada região. Procure informar-se sobre as boas escolas e a região que atendem. Caso você tenha filhos este é um fato de extrema importância (ver Estudo).

    De tudo

    Se você não dirige ou não poderá ter um carro de imediato procure um local bem servido de tranporte público. Note que algumas cidades têm transporte público escasso.

     

    Violência:

    Procure informar-se sobre as regiões considerada perigosas. Em certas cidades a violência é um fator a ser considerado.

    O Tipo de Imóvel

    As opções de residência variam dentro de cada tipo quanto ao tamanho, localização (em condomínios ou não) e por conseqüência quanto aos serviços de uso comum oferecidos.

    As opções mais comuns são:

    Casa Individual

    Localizada em condomínios ou não, é a opção que oferece maior espaço e conforto sendo, obviamente a mais cara. É a opção ideal para quem quer uma maior flexibilidade quanto às exigências comuns (animais, altura do som, etc...) As despesas de manutenção demandam mão-de-obra de alto custo sob a responsabilidade exclusiva do morador.

    Casa Geminada (Town Houses)

    Normalmente localizada em condomínios tem como vantagem os espaços mais amplos a um custo de manutenção menor devido ao rateio de despesas comuns.

    Apartamento

    Tem como vantagem a praticidade e o baixo custo de manutenção. São menores e há restrições quanto temas mais polêmicos como animais de estimação, altura do som etc...



    Compra ou Aluguel

    Afirmamos que, no início, alugar o imóvel é a melhor opção até que se tenha a certeza de que o local e o tipo do mesmo atendem as exigências de cada um. Mesmo que se tenha condições de comprar um imóvel à vista. Demora-se um tempo para se conhecer o local onde deseja-se residir e pode ser precipitado comprar uma casa ou apartamento pois sempre há a possibilidade de se arrepender da localização, do tipo e até da cidade escolhida. Além disso, com o green card, após 2 anos, boas vantagens de financiamento são oferecidas. Este talvez seja o tempo ideal para se morar de aluguel e efetivamente conhecer o local e decidir se é lá que você realmente  deseja se estabelecer.

    As opções são:

    Compra à vista

    Procure o auxílio de um corretor de imóveis, pois este profissional, bastante prestigiado nos EUA, pode defendê-lo de problemas e ainda economizar dinheiro. Vender imóveis é sempre difícil. Negocie muito pois sempre é possível conseguir um preço melhor.

    Compra financiada

    Aqui o problema do crédito, já comentado, volta a aparecer. Antes de ter um histórico de crédito ficará difícil conseguir financiamentos com boas taxas. Após conseguir-se crédito tudo fica mais fácil e há opções excelentes com prestações fixas em até 30 anos o que lhe permite programar-se. As prestações são, em geral, próximas ao valor dos aluguéis logo, se você conseguir economizar para dar uma entrada entre 20 e 30% do valor do imóvel, seu gasto mensal permanecerá o mesmo e você estará construindo patrimônio.

    Aluguel

    quanto menor for o período do contrato maior será a prestação. Apesar disto na 1ª locação ao chegar procure fazer um contrato o mais curto possível mesmo que isto lhe custe um pouco mais. Em caso de arrependimento fica-se mais próximo de uma mudança. Normalmente pede-se de 1 a 3 meses de aluguel como depósito (garantia) para pessoas sem histórico de crédito. Os aluguéis, em geral, já tem inclusos em seu valor impostos e taxas de manutenção ficando eventuais consertos a cargo do proprietário.

    Os imóveis vem normalmente equipados com carpete, ar condicionado, calefação, geladeira, fogão, triturador de lixo na pia e outros equipamentos.

    For Orlando Airport Transportation visit RPTours.

    Como não vimos atualizando a página, ela pode ter informações que não sejam mais válidas. Por favor confirme em sites
    oficiais os procedimentos corretos e/ou completos. Visite http://travel.state.gov/visa/visa_1750.html para informações sobre
    vistos de todos os tipos.

    Assuntos RelativosAssuntos relacionados

    Marketing Digital & Design - Clicktime